Técnicas de No Poo & Low Poo

Desde novembro comecei a seguir a técnica do No Poo, um conceito simples: não usar mais shampoo para a higienização capilar.

Mas por que isso é uma técnica? Porque a partir do momento que não uso mais o shampoo, a fórmula completa com sulfatos como fazia antes, preciso conhecer melhor os demais produtos que uso – máscaras de tratamento, condicionadores, cremes de pentear, óleos, tudinho – para saber o que posso usar e como posso higienizar para garantir que nenhum produto fique “impregnado” no meu cabelo.

Parece um pouco estranho manter o cabelo limpo sem o uso de shampoo, mas há como fazer isso ou então usar shampoos mais leves (isso é o Low Poo).

Para conhecer: Guia Low Poo (Shampoo sem sulfato) / Guia No Poo (Não usa shampoo)

Aprendi sobre No Poo e desde então pesquisei muito e fui aprendendo bastante antes de começar a técnica, li muitos textos de blogueiras, praticantes, cabeleireiros e assisti vídeos explicativos também, por isso, acredito não ser tão útil criar mais um texto sobre isso e sim disponibilizar aqueles com os quais aprendi. Com certeza, admiro muito a Mari Morena pela seriedade com a qual ela apresenta toda a técnica esde a parte teórica até os produtos que testa e tudo mais, e é sempre uma inspiração porque ela segue a técnica e isso auxilia muitíssimo!

O que é No Poo?

Vendo essa expressão em inglês pode parecer difícil entender do que se trata, mas o que ela descreve é algo bem simples. “No” significa “não” e “Poo“, equivale a “shampoo”, assim, No Poo significa “sem shampoo”. Quem segue o No Poo não utiliza shampoo para higienizar os fios.  Por consequência, os sulfatos fortes presentes nos shampoos comuns ficam de fora dessa técnica. O co-wash (lavagem com condicionador) é a grande estrela do No Poo e ajuda a manter os fios limpos e hidratados. O co-wash por si só não é capaz de remover os silicones insolúveis, por isso no No Poo o uso de produtos com silicones insolúveis em água é vetado, já os silicones solúveis são permitidos, estes saem na água durante a lavagem. (Maressa de Souza para Cacheia).

O que é Low Poo?

Em inglês, low pode ser traduzido como “pouco” e poo é “shampoo”. Assim, o que essas duas palavrinhas estão descrevendo é uma técnica que visa diminuir o uso de shampoo. Mas não é só isso, nessa técnica o shampoo comum é substituído pelo shampoo sem sulfato. Eis o porquê: os sulfatos são utilizados para realizar uma limpeza profunda dos fios e podem causar ressecamento e perda da oleosidade natural. Assim, a ideia do low poo é garantir uma limpeza adequada e a hidratação dos fios. (Maressa de Souza para Cacheia).

DSC_0443-MOTIONAgora você já sabe o que é o No e o Low Poo e como funciona, e no próximo post eu conto como funciona para mim!

Claro que além desses vídeos existem excelentes artigos e mais vídeos no YouTube também, ah! e lojas especializadas em atender pessoas adeptas das técnicas como a Meu Cabelo Natural e (Graças a Deus!!!) muitas marcas estão acompanhando a demanda e percebendo o mercado cacheado do No e Low Poo e inserido a informação se o produto é liberado na embalagem – por exemplo a Salon Line com a linha Tô de Cacho que eu vou mostrar aqui depois – então fica cada vez mais fácil seguir a técnica 😉

2 comentários

  1. Oiii, tudo bem?
    Confesso que não conhecia a técnica , mas parece ser algo bem interessaste, principalmente pelo uso mínimo de produtos com muita química. Certa vez li uma matéria de uma mulher que estava há anos sem usar shampoos, e o cabelo dela era super limpo. Vou pesquisar mais a respeito.
    abraços,
    Amanda Almeida

    1. Oii, tudo bem e você?
      Com certeza vale a pena conhecer mais sobre as técnicas! Pode ser estranho em um primeiro momento, mas entendendo mais sobre as químicas fica bem fácil gostar 🙂

      Beijos.

Deixe uma resposta